Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

Alunos da UESPI fazem visita técnica à CGE

PDF Imprimir E-mail

Estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) visitaram a Controladoria-Geral do Estado (CGE) na manhã desta quarta-feira (10). A visita à instituição faz parte de um projeto de extensão que leva os futuros profissionais à prática da contabilidade. Dezesseis alunos do 3º, 5º e 7º períodos de Contabilidade do  Campus Clóvis Moura participaram da atividade.

Na oportunidade, eles conheceram as instalações da CGE, cada gerente falou sobre as diversas áreas de atuação do órgão e também tiveram a chance de conhecer os sistemas utilizados pela Controladoria para realização dos trabalhos dos auditores.

visitacgeuespi2

"Essas visitas são muito importantes para todos os envolvidos pois é uma forma de divulgar o trabalho da CGE perante formadores de opinião e, consequentemente, estimular o controle social. Também promove integração entre as atividades de controle e a Academia", ressaltou o auditor governamental Alexandre Chaves, que na ocasião da visita, apresentou aos estudantes a importância do controle na gestão pública e o vasto campo de atuação no ramo de Controladoria no mercado de trabalho.

De acordo com a coordenadora do curso no Campus Clóvis Moura, Simonelly Melo, a iniciativa é bastante positiva para os estudantes. A CGE é o terceiro órgao público a ser visitado. Alunos também estiveram na Secretaria de Fazenda e Tribunal de Contas do Estado.

"Essa vivência com os órgãos públicos é maravilhosa para os alunos, pois eles saem da teoria e começam a vivenciar, na prática, como os profissionais trabalham, o que é diferente. Cada auditor, cada gerente mostrando um pouquinho de suas áreas, os sistemas, falando dos desafios, o esforço que tem para alcançar a eficiência da gestão pública. Dessa forma, o aluno também se sente coparticipativo naquela ação, porque ele passa a ver que ele, enquanto sociedade, pode cobrar, pois existem meios para isso. Os alunos também tiveram a oportunidade de ver que atuar no setor público não é algo tão distante", considerou.

visitacgeuespi3

Para os estudantes, foi uma oportunidade de conhecer os diversos campos de atuação do profissional contábil.

"A gente visitou outros órgãos da administração pública, aprendemos a parte da contabilidade ao visitar a Sefaz, como atua o Tribunal de Contas e, agora, conhecemos como funciona o controle interno. Esta visita à CGE abriu nossa mente, pois vimos que além de ouvir os cidadãos, ela também tem trabalho de correição, sistemas, faz auditoria, monitora repasses voluntários. Tudo tem controle interno e essa parte que aprendemos hoje abriu horizontes, para vislumbrar o que pode ser feito depois do curso", disse Rômulo Albuquerque, estudante do 7º período.

visitacgeuespi1

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar