Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

CGE abre treinamentos de 2020 abordando pesquisa de preços

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) iniciou os treinamentos de 2020 nesta sexta-feira (24) com capacitação sobre pesquisa de preços. Servidores da Maternidade Dona Evangelina Rosa e da CGE receberam orientações sobre a realização de pesquisa de preços adequada no setor público.

Bruno Figueiredo, auditor governamental que ministrou o treinamento ressaltou que a pesquisa de preços é essencial no processo de aquisição de bens e serviços. Para ele, treinamentos como esse são muito importantes para a capacitação e a educação continuada do servidor.

treinamento precos2

João Rodrigues, da Comissão de Licitação da Maternidade afirmou que a participação no treinamento foi essencial para melhorar os trabalhos de pesquisa de preços. "Essa capacitação abriu os horizontes para nós. Hoje temos uma nova visão de como fazer a pesquisa, como fazer a instrução inicial do processo, então nos ajudou 100%", disse.

Márcio Souza, Controlador-Geral do Estado destaca que esta prática gerou economias significativas para o Governo. No ano passado, a economia a partir das análises preventivas da CGE, superou os R$ 100 milhões de reais. Para ele, o principal objetivo da CGE é garantir a eficiência da gestão.

"Uma das missões institucionais da Controladoria-Geral do Estado é garantir a eficiência nas contratações públicas e uma das maneiras mais eficazes de alcançar esse objetivo é avaliar os preços referenciais para as licitações, dispensas ou inexigibilidades de licitação, analisando tecnicamente os preços com aqueles praticados no mercado para garantir que não haja nenhum tipo de sobrepreço nas futuras aquisições do setor público. Dessa maneira, o treinamento contribuiu fortemente para que a Controladoria alinhe suas ações com os órgãos e entidades do poder executivo que realizam pesquisas de preço para gerenciar as suas licitações".

treinamento precos1

André Batista é um dos auditores da Gerência de Licitações e Contratos e ressalta a importância do trabalho preventivo. 

"É importante se buscar a referência de preços que reflita a realidade, que não esteja acima do valor de mercado. É esse o novo papel do controle, fazer uma boa pesquisa pois só com isso é possível trabalhar com eficiência para garantir a quantidade e a qualidade compatível. Essa eficiência vai ao encontro da boa postura do gestor público. Ano passado, conseguimos economizar mais de R$ 100 milhões por meio dessas técnicas de pesquisa de mercado e queremos superar essas expectativas para que a gente tenha uma gestão mais eficiente", destacou. 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar