Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

CGE apresenta resultados do Observatório da Despesa Pública do Piauí em Brasília

PDF Imprimir E-mail

Servidores da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) participaram na última quarta-feira (14 de agosto), em Brasília (DF), do encontro da Rede de Observatórios da Despesa Pública (ODP), ocasião em que foi realizado o Seminário de Apresentação dos Estudos de Compras da Rede ODP. A reunião contou com representantes de seis dos 14 estados que integram a rede: Piauí, Bahia, Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

odp-bsb

O analista de sistemas da CGE, Francisco Márcio, e o auditor governamental da CGE, Márcio Barros participaram do evento e apresentaram os resultados gerados a partir do Observatório. 

O trabalho da CGE gerou 9 trilhas de auditorias referentes à folha de pagamentos de servidores do Estado, elaboradas de acordo com as necessidades definidas pela Gerência de Pessoal e Previdência (GEPEP) da Controladoria.A partir daí, foram disponibilizados painéis gerenciais para monitoramento online das trilhas. 

As trilhas foram implementadas através do cruzamento de dados de diversos sistemas como, por exemplo, o InfoFolha, o SIAFE/PI e o SISOB (Sistema Informatizado de Controle de Óbitos), além dos dados públicos disponibilizados pela Receita Federal referentes às empresas privadas. As regras para execução das trilhas foram definidas a partir de situações incompatíveis com a legislação de Pessoal, considerando a Folha de Pagamento de Junho de 2019.

Para o auditor Márcio Barros, o seminário é uma oportunidade para troca de experiências entre os órgãos de controle. "O encontro nacional da rede ODP é um importante mecanismo de intercâmbio de informações entre os diversos núcleos de tecnologia e ciência de dados de órgãos de controle de todo o Brasil. Uma ótima ocasião para compartilhar experiências e atualizar conhecimento sobre as mais avançadas técnicas de análise de dados utilizadas no mundo atualmente", ressaltou.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar