Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

CGE busca inserir nova visão da atividade de correição com foco na gestão de riscos

PDF Imprimir E-mail

A atividade de correição é sempre vista com o sentido punitivo, contudo, dentro das macrofunções do controle interno, essa atividade busca atuar com foco cada vez mais preventivo, voltado para a gestão de riscos.

Durante o 3º Fórum Piauiense de Controle Interno, a Controladoria-Geral do Estado do Piauí trouxe a secretária executiva da Corregedoria-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, Cristiane Laura de Souza para apresentar essa nova percepção da atividade de correição, diferente da atividade realizada nos órgãos militares e no judiciário.

palestracorreicao

“A punição tem caráter educacional, nós chamamos de punição exemplar, mas é um processo caro, demorado, que custa e é desgastante para o processado, para a comissão processante e para a instituição como um todo. É uma das atribuições da correição atuar nessa área punitiva, mas também com gestão de riscos, uma forma mais efetiva e eficiente de se alcançar a qualidade na prestação do serviço público, com o foco na sociedade, no cidadão que recebe o serviço. Quando punimos, o serviço já foi prestado com má qualidade, então uma das atividades da correição é atuar nessa vertente de orientar e prevenir a má prestação do serviço público”, explicou.

Na manhã desta quarta-feira (13), Cristiane de Souza esteve na Controladoria, onde se reuniu com a equipe da Corregedoria-Geral do Estado para orientar os auditores governamentais nas melhores práticas de correição.

visitacorregedoria2

“Conversamos sobre peculiaridades da área, legislação, forma de ação, e acontecimentos ao longo desses anos que atuei na atividade de controle disciplinar. Vejo uma equipe altamente preparada, com servidores experientes que podem desenvolver com primor as atividades de correição. Eles compreendem bem as macrofunções do controle interno, pois também já vem com experiências de outras atividades. Para a CGE do Piauí é o início e todo início, nos traz grandes desafios, mas se transformará em uma excelente trabalho de controle disciplinar e de controle de qualidade na prestação do serviço público para os piauienses”, completou.

visitacorregedoria1

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar