Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

CGE inicia primeira turma de formação de controladores internos de 2019

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) iniciou nesta segunda-feira (28), a 11ª turma do Curso de Formação de Controladores Internos, a primeira do ano de 2019. Ao longo desta semana, cerca de 50 servidores do Estado serão capacitados para atuar no Controle Interno dos órgãos e entidades estaduais.

11CURSOFORMACAO1

A formação inclui assuntos relacionados à Controladoria, que vão desde os fundamentos aplicados ao setor público, até utilização do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN), ferramenta desenvolvida pela CGE com intuito de padronizar as atividades de controle.

Em 2018, foram quase 200 servidores capacitados. E nesta primeira turma de 2019, participam servidores da Acadepol, CGE, Coordenadoria de Irrigação, Delegacia Geral, Detran, Emater, Hospital de Campo Maior, Sesapi, Iaspi, Lacen, Nova Ceasa, Polília Militar, Seadprev, Secult, Seinfra, Semar, Seplan, Surpi-DF, OAB e Setre.

O auditor Alexandre Chaves ministrou o primeiro módulo do curso e explicou a importância da capacitação dos profissionais queatuam nos Núcleos de Controle dos órgãos.

11CURSOFORMACAO3

"Todos que fazem gestão nos órgãos precisam ter uma noção do que é controle, saber o que é risco, entender que controle e riscos estão intimamente ligados a objetivos e, independente de estar no Núcleo de Controle ou não, eles precisam estar cientes disso. Faz parte, segundo o próprio Coso, do ambiente de controle, essa atmosfera de controle, saber conceitos, terminologias, o que é correto de se fazer, quais atribuições da primeira, segunda e terceira linhas de defesa. Portanto, é um treinamento bastante importante para balizar conceitos, nivelar o entendimento dos servidores e dar os próximos passos, ou seja, fazer o trabalho, pontuando, na prática, cada coisa que apresentamos a eles na teoria".

11CURSOFORMACAO2

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, ressalta que os cursos de formação realizados no estado desde 2017, fortalecem o controle interno nos órgãos do governo e contribui para uma gestão mais qualitativa.

“A capacitação de servidores é importante para o Estado que passa a contar com servidores cada vez mais qualificados para exercer essa função. E gera um ganho enorme em todos os sentidos, pois além dos auditores da CGE, temos outras centenas de servidores em praticamente todos os órgãos capacitados com a mesma metodologia que os auditores da CGE utilizam. Então, estamos multiplicando nossa força de trabalho, para prestar um serviço de qualidade e com eficiência para a sociedade".

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar