CGE participa de solenidade em alusão ao dia de combate à corrupção

No último dia 9 de dezembro, foi celebrado em todo o mundo, o Dia de Combate à Corrupção. Em Teresina, uma sessão solene na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Inácio Carvalho reuniu, na manhã desta segunda-feira (10), representantes de órgãos que fazem parte da Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Piauí.

auditorescmt6

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é um desses órgãos e auditores governamentais prestigiaram a solenidade. Nos discursos, a sensibilização da sociedade como agente de transformação foi uma bandeira levantada pelos órgãos.

"É muito importante um evento como esse, pois sabemos que precisamos estar unidos no combate à corrupção. É preciso sensibilizar a sociedade para isso, pois somente os órgãos de controle fazendo o seu trabalho, não tem resultado que se espera. Por isso, é necessária uma solenidade como essa, que se procura sensibilizar o cidadão da importância dele fiscalizar os recursos públicos", destacou Milde Lemos, auditora governamental, que representou o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, no evento.

auditorescmt 3

O propositor da homenagem, vereador Inácio Carvalho, que também é auditor da CGE, ressalta que é preciso mostrar para o povo de Teresina, o trabalho que está sendo feito pelos órgãos da Rede de Controle para "minizar o sofrimento de milhares de pessoas que residem em Teresina e em outras cidades brasileiras".

auditorescmt 2

"Nós, que somos vereadores, conhecemos a realidade, o sofrimento e as dificuldades das pessoas,e muito disso é em razão da corrupção, dos desvios de milhões de reais a cada ano, em nosso país. E esses recursos deixam de chegar às pessoas que precisam de melhores serviços públicos e melhor qualidade de vida. Então, este trabalho da Rede de Controle é muito importante, em todos os poderes, mas a relevância maior é a de proporcionar o envolvimento de toda a sociedade para que, através do controle social, as políticas públicas chegue mais perto da comunidade", explicou ao ressaltar que o Dia Internacional de Combate à Corrupção "deve ser permanentenmente lembrado, ele deve estar no calendário, institucionalizado e incutido nas pessoas".

Na ocasião, Inácio Carvalho falou que irá propor a criação de um concurso de redação para que crianças da Rede Municipal sejam envolvidas neste debate.

Mais fotos da solenidade:

auditorescmt 5

auditorescmt 4