Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

CGE recebe capacitação para instalar Observatório da Despesa no Piauí

PDF Imprimir E-mail

Servidores da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) participaram ao longo desta semana(19 a 23 de novembro) de capacitação na metodologia que será utilizada no Observatório da Despesa Pública no Piauí, a ODP Estadual. O curso aconteceu no Instituto Serzedello Corrêa – ISC, em Brasília/DF.

WhatsApp Image 2018-11-21 at 16.43.34

O Observatório de Despesa Pública é uma iniciativa do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo de disseminar as boas práticas na área de análise de dados aplicada a temas governamentais. O Observatório vai proporcionar à administração pública acesso a informações analíticas consolidadas sobre a qualidade do gasto público - portanto, estratégicas, por meio de indicadores, com o objetivo de subsidiar os gestores na tomada de decisões. 

O auditor governamental Alan Soares é um dos servidores que participa da capacitação e explica o que consiste esse observatório. 

"Essa capacitação é um prosseguimento às ações referentes ao Acordo de  Cooperação Técnica no âmbito da Rede do Observatório da Despesa Pública-ODP, firmado entre a CGE-PI e a CGU. O curso engloba a metodologia da rede para a construção de Trilhas de Auditoria, bem como ferramentas de extração e análise de dados", explicou.
Além do auditor Alan Soares, participaram do curso, Eduardo Fonseca, Ariel Mesquita e Márcio Assunção. 

WhatsApp Image 2018-11-23 at 10.54.48

Em todo o país, estados se mobilizam para a implantação do Observatório. O que se pretende é criar uma rede de colaboração entre os entes, que permita o desenvolvimento de trabalhos em conjunto para a detecção de fraudes e aprimoramento da gestão. Mais de 10 estados já possuem o Observatório, a exemplo da Bahia, Santa Cataria, Ceará, Minas Gerais e Rondônia.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar