Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

CGE/PI atua na formalização de Termos de Fomento na área de prevenção às drogas

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI), visando promover a eficiência da gestão, acompanhou, de perto, todo o processo de formalização de Termos de Fomento firmados entre Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas), e 38 Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

A celebração, realizada no Palácio de Karnak, na quinta-feira (10), foi um marco na política sobre drogas no Piauí e possibilitou ampliar de 571 para 967 o número de pessoas acolhidas em comunidades terapêuticas para prevenção e tratamento da dependência química.

cidasantiago e marcio

Cida Santiago e Márcio Rodrigo Souza durante solenidade de assinatura do Termo de Fomento | FOTO: Divulgação/ASCOM CENDROGAS

No mês de fevereiro, a Cendrogas lançou o edital de credenciamento para fazer a seleção das Organizações da Sociedade Civil que prestam serviço de prevenção e tratamento de drogas. Nesta fase, a CGE disponibilizou o Sistema Integrado de Gestão de Repasses Públicos (SIGRP) para a realização do procedimento que foi feito de forma 100% on-line. Dessa forma, as OSC‘s não tiveram que se deslocar para Teresina para entrega da documentação.

Após o resultado final do chamamento público iniciou-se a elaboração dos projetos e planos de trabalho juntamente com toda a documentação necessária para a celebração das parcerias. A CGE passou a fazer a análise dos processos de celebração dos termos de fomento a serem firmados  entre o Estado por meio da Cendrogas e as OSCs (comunidades terapêuticas). A análise deu ênfase, especialmente, aos cronogramas de execução onde são estabelecidas as metas e etapas/fases do projeto, onde equipe da CGE sugeriu algumas ações para o acompanhamento da política pública.

“Sugerimos um conjunto de ações e critérios necessários para o monitoramento e avaliação da política pública de forma a trazer mais efetividade. E a partir de agora, a atuação da CGE será por meio de auxílio à Cendrogas, no acompanhamento e controle das metas e resultados das parcerias visando à concretude dos impactos sociais esperados”, explicou Lidiane Melo, gerente de Transferências Voluntárias da CGE.;

O controlador-geral do Estado Márcio Rodrigo Souza ressalta que o papel da CGE visa, principalmente, contribuir para que a política pública sobre drogas seja efetiva.

“A CGE tem uma contribuição muito técnica no sentido de auxiliar o gestor responsável pela política na condução da formalização do processo, seguindo a legislação e, especialmente, buscando todos os mecanismos de tornar a política pública efetiva, atingir ao público-alvo, dar resultados, de maneira eficiente e eficaz”, destacou o controlador-geral Márcio Rodrigo Souza. 

Para a coordenadora da Cendrogas, Cida Santiago, “a Controladoria-Geral do Estado foi uma parceira ímpar nesse processo de avaliação dos planos de trabalho e para que pudéssemos estar firmando essa grande parceria entre o Governo do Estado e as Organizações da Sociedade Civil”.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar