Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

CGE/PI capacita servidores do Hemopi para fiscalização de contratos

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) realizou nesta sexta-feira (21), no auditório do prédio CGE/ATI, a capacitação de servidores que atuam na fiscalização de contratos no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Também participaram servidores do Núcleo de Controle Interno.

A auditora governamental Giovanna Garcia apresentou os principais pontos da função do fiscal de contratos para a boa e regular utilização dos serviços públicos.

capacitacaohemopi

“O fiscal é responsável pelo acompanhamento da prestação dos serviços e do fornecimento de bens contratados pela Administração Pública. Um papel importantíssimo, o fiscal deve buscar a conformidade, a regularidade e eficiência na prestação dos serviços. Os recursos são limitados e as demandas são infinitas, então é necessário cuidado em todas as etapas da utilização dos recursos públicos”, destacou.

É papel do fiscal de contratos acompanhar a execução contratual e emitir relatórios que devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN). A informatização desse processo, de acordo com o auditor governamental Alan Viana, gerente de Tecnologia da Informação da CGE, agiliza análises dos processos e minimiza riscos de falhas.

"A emissão de relatórios de fiscalização ocorre de uma maneira mais fácil por meio do SINCIN, a partir da resposta aos checklists definidos pela CGE e inseridos no sistema. Os fiscais devem registrar todas as ocorrências relacionadas à execução contratual e, no caso de eventuais falhas, o SINCIN apresentará as recomendações necessárias", explicou.

Para Luiz Lemos, servidor do Núcleo de Controle Interno do Hemopi, a capacitação é essencial para tornar a administração pública mais efetiva e eficiente. "Nós, servidores do Hemopi, fomos contemplados pelo treinamento para os fiscais de contratos e agradecemos à Controladoria-Geral do Estado pelas orientações. Acreditamos que servidores bem orientados estarão mais preparados para atuar na sua função como fiscal de contratos, que resultará em mais eficiência na administração pública", destacou.

capacitacaohemopi1

capacitacaohemopi2

Escrito por Virgínia Santos

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.

Código de segurança
Atualizar