Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

CGE/PI inicia Curso de Formação de Controladores Internos em aula on-line

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) iniciou nesta segunda-feira (28), o Curso de Formação de Controladores Internos, voltado para servidores estaduais. O primeiro módulo foi apresentado pelo Controlador-Geral do Estado, Márcio Rodrigo Souza, que abordou os fundamentos de Controladoria em aula on-line transmitida pelo canal da CGE/PI no Youtube.

Reveja a aula neste link: https://youtu.be/NxlTpz2Ysy4

Em sua apresentação, ele explicou a política de controle interno do Poder Executivo, bem como aspectos relevantes das práticas de controle nas quais a CGE/PI se baseia. Um desses aspectos é o gerenciamento de riscos, fundamental para minimização de danos ao erário.

“Temos o dever de maximizar a utilização dos recursos públicos e toda vez que nós temos desperdício, há um ponto de minimização do efeito da aplicação do recurso público. Esses riscos precisam ser trabalhados pelo controle interno”, explicou.

E continuou: “Uma vez que identifique esse risco, temos que avaliá-lo e mensurar a probabilidade dele acontecer, bem como o impacto em cima do objetivo. E com base nessa matriz de probabilidade e impacto temos que dar uma resposta e fazer uma atividade de controle. Mitigar o risco é reduzir a probabilidade e o impacto dele acontecer e essa vai ser a principal resposta que vamos dar no setor público”.

Márcio Rodrigo Souza também ressaltou que o principal objetivo do controle interno na Administração Pública é garantir o interesse da população.

“O objetivo da Controladoria é garantir que operações sejam feitas com eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, regularidade e legitimidade, no sentido de que o dinheiro está sendo utilizado para atingir o interesse público”, destacou.

Próximas aulas

O Curso de Formação de Controladores Internos terá continuidade na próxima sexta-feira (02 de julho), com apresentação do auditor governamental Alan Viana, que irá apresentar os principais aspectos do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN).

Ao todo, serão 10 módulos que acontecerão às sextas-feiras com temas relacionados ao controle interno, tais como contratações públicas, pagamentos e prestações de contas. Ao final do curso, a CGE disponibilizará um link para inscrição aos alunos para realização da prova, de forma presencial.

Segundo o Decreto n.º 17.526/ 2017, que reestruturou o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo estadual a aprovação no curso de formação é condição necessária para desempenhar a função de membro do Núcleo de Controle Interno dos órgãos e entidades do Poder Executivo.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar