CGE/PI orienta Sesapi para padronização dos processos de despesas com pessoal

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) promoveu, nesta quinta-feira (24), mais uma manhã de orientação a servidores estaduais na padronização dos processos de despesas com pessoal.

Desta vez, servidores dos setores administrativo, financeiro, GFIP e Núcleo de Controle Interno da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) receberam a capacitação. Na ocasião, foi apresentado o Manual Operacional para Formalização do Processo de Despesa com Folha de Pagamento e Encargos Sociais do RGPS, publicado pela CGE/PI em maio deste ano.

Segundo a gerente de Controle de Pessoal e Previdência, Amparo Esmério, os treinamentos serão realizados para todos os órgãos e entidades estaduais.

“Hoje orientamos os servidores da Sesapi, mas nossa orientação também será realizada para os hospitais da capital ligados à Secretaria do Estado e, também as regionais, do interior”, explicou.

capacitacaosesapimanualgepep

Amparo Esmério e o auditor José Viveiros apresentaram as atribuições de cada setor, o mapa geral do processo, no qual são definidos os atores e as tarefas a serem executadas; além das rotinas operacionais, em que se definem todas as etapas necessárias para execução das tarefas.

A CGE/PI também disponibiliza os modelos de documentos para análise das informações e os checklists que devem ser seguidos, seja quando da juntada de documentos ou da observância de requisitos.

Valdimar Melo, coordenador do Núcleo de Controle Interno da Sesapi, participou da capacitação e destacou a importância das orientações para aprimorar os trabalhos do setor.

"As capacitações oferecidas pela CGE/PI são vitais e imprescindíveis na realização das responsabilidades que competem ao Controle Interno, pois dessas capacitações brotam novas habilidades para serem aplicadas nos processos de trabalho. Assim, teremos mais clareza para acompanhar e monitorar, com eficiência e efetividade os programas e ações de governo implementados no âmbito da Sesapi. Estávamos há tempos querendo inserir esse roteiro de folha de pagamento no nosso trabalho e agora, com essas capacitações, poderemos trabalhar obedecendo as orientações da CGE, conforme decreto que trata da folha de pagamento", avalia.

Na última terça-feira (22), servidores da Polícia Militar do Piauí também receberam as orientações para adaptar a rotina administrativa ao que está disposto no Decreto Estadual nº 18.990/2020, que dispõe sobre a execução orçamentária, financeira, contábil e administrativa da folha de pagamento, dos serviços terceirizados, dos serviços de pessoas físicas, dos auxílios financeiros concedidos a pessoas físicas, dos encargos patronais e dos encargos tributários no âmbito do Poder Executivo Estadual.

capacitacaosesapimanualgepep2