Órgãos passarão por avaliação anual com premiação para os melhores controles internos

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) instituiu a Política de Avaliação do Controle Interno no âmbito do Poder Executivo Estadual e vai promover no final do ano, o Prêmio Eficiência do Controle Interno.

Os critérios de avaliação estão dispostos na Portaria n.º 40, publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (22 de agosto).

O propósito da CGE é avaliar de forma objetiva e independente o desempenho dos Núcleos de Controle Interno dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Piauí, quanto ao funcionamento integrado e adequação dos procedimentos de controle interno por eles realizados.

Os Núcleos serão avaliados por meio do Indicador de Desempenho. Os dados e as informações necessárias para o cálculo do Indicador serão extraídos do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN), do Sistema de Administração Financeira do Estado (SIAFE) e dos relatórios de Inspeção emitidos pela CGE/PI.

Os dez órgãos e entidades estaduais cujos Núcleos de Controle Interno apresentem melhores indicadores de desempenho, receberão Prêmio Eficiência do Controle Interno, que será realizado em novembro, durante o Fórum Piauiense de Controle Interno.

Para o Controlador-Geral do Estado, Márcio Souza, a eficiência do controle contribui para a melhoria na gestão pública.

"Nós acreditamos que a eficiência do controle interno é vetor de melhoria da gestão pública que possibilita mais entregas à sociedade. Por essa razão, nós criamos essa premiação com o objetivo de reconhecer e valorizar os gestores e servidores que contribuem fortemente para uma gestão pública mais eficiente e regular. Nós temos gestores e servidores como clientes dos nossos serviços e trabalhamos para ofertar um serviço de qualidade que dê garantia e segurança aos tomadores de decisão e aos executores das tarefas quanto aos procedimentos de controle na administração pública estadual", destacou.