Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

Seminário orienta gestores públicos para eficiência administrativa

PDF Imprimir E-mail

 

Iniciou nesta segunda-feira (03), o Seminário de Preparação para Gestores Estaduais, promovido pela Controladoria-Geral do Piauí (CGE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento segue até a quarta-feira (05) e é voltado para secretários, gestores e demais servidores públicos da Administração Direta e Indireta do Estado com o objetivo de orientá-los para as melhores práticas de gestão, levando eficiência aos serviços públicos. 

seminariogestores1

O governador Wellington Dias participou da abertura do seminário e destacou que o objetivo é cumprir a lei e levar desenvolvimento para todo Estado. 

“Chegamos ao ano de 2017 com IDH 0,697, então, estamos nos aproximando de um objetivo traçado de chegarmos no alto desenvolvimento, ainda neste mandato, até 2022, se Deus quiser. Espero que tenhamos todo o esforço, de trabalhar cada município, cada um dos territórios de desenvolvimento para alcançar esse resultado.  É uma tarefa que não é simples, muitas regiões do mundo trabalham nessa direção e quando se chega a determinado patamar, ainda são maiores os desafios. Mas precisamos sempre lembrar que nós temos 3 milhões e 200 mil pessoas a quem servimos”. 

A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, também participou da abertura do evento e falou sobre a necessidade de ações que aumentem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tornando o Piauí um Estado não só desenvolvido, mas igualitário. 

“Governar é cuidar das pessoas. Não adianta ter IDH muito alto se a distribuição de renda é péssima. Ribeiro Gonçalves é um exemplo disso, o seu IDH já ultrapassou o de Uruçuí, é o maior do Estado, mas o dinheiro está na mão de poucos. Então isso, para mim, não é desenvolvimento humano. Precisamos trabalhar para melhorar isso. Tudo que formos fazer, temos que nos perguntar: ‘nossa ação vai melhorar a vida de quem?’”, disse a vice-governadora, ao reforçar a importância do servidor público para o alcance desses objetivos. 

Após a abertura do evento, o controlador-geral do Estado, Márcio Souza falou sobre a Política de Controle Interno do Governo do Estado e destacou as ações que permitem a qualidade do gasto público e entrega de resultados satisfatórios para a população. 

“A função do controle interno é garantir que tudo dê certo, ou seja, que os objetivos da organização, a qual faz parte, sejam realizados. O objetivo do Governo do Piauí é ser um Estado desenvolvido, ter um Índice de Desenvolvimento Humano acima de 0.8 e ser um Estado igualitário, com índice de desigualdade abaixo de 0.45. Durante a palestra, mostrei o quanto as decisões no dia a dia têm impacto nesses indicadores e como é importante termos controle para orientar na tomada de decisões”, destacou. 

seminariogestores2

 

 

Márcio Souza também falou da importância de gestores e servidores públicos assimilarem as orientações repassadas no Seminário. “Este seminário é de suma importância para gestores e servidores públicos que lidam com gestão pública, pois conseguimos disseminar os conhecimentos elementares para quem vai utilizar dinheiro público, para quem vai fazer contratações, pagamentos, contratação de obras, bens e serviços, ou seja, que vão conduzir o Estado do Piauí para o patamar que nós queremos, um Estado desenvolvido e igualitário. Isso só será possível se utilizarmos o dinheiro público, que já é escasso, com a máxima racionalidade, dentro da lei”, reforçou.  

O Seminário de Preparação para Gestores Estaduais continua nesta terça-feira (04), com as palestras que abordam os seguintes temas: Licitações e Contratos Web; Fiscalização, Repactuação e Prorrogação de Contratos Terceirizados; e Aspectos Relevantes na Contratação de Obras Públicas.

 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar