Mapa do SiteOutlook MailPortal Sei!

CGE/PI apresenta Manual sobre despesas com folha de pessoal para a PM

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) iniciou, nesta terça-feira (22), as capacitações de servidores estaduais para a padronização dos processos de despesas com folha de pagamento e dos encargos sociais devidos ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Cerca de dez policiais militares dos setores administrativo, financeiro, GFIP e do Núcleo de Controle Interno da Polícia Militar do Piauí (PMPI) receberam orientações quanto às atribuições de cada setor e trâmites necessários para o fluxo do processo.

capacitacaopmpessoal1

Em maio deste ano, a CGE/PI publicou um manual que explica, em um passo a passo, a formalização do processo desse tipo de despesa, desde o início, originado no setor da folha de pessoal até chegar ao Núcleo de Controle Interno onde a despesa é analisada através do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN).

As orientações foram repassadas pela gerente de Controle de Pessoal e Previdência da CGE, Amparo Esmério e auditor governamental José Viveiros. Segundo Amparo Esmério, seguir esse trâmite é uma medida importante, pois promoverá eficiência e maior controle.

“O Manual padroniza as rotinas administrativas conforme disposto no Decreto Estadual nº 18.990/2020, que dispõe sobre a execução orçamentária, financeira, contábil e administrativa da folha de pagamento, dos serviços terceirizados, dos serviços de pessoas físicas, dos auxílios financeiros concedidos a pessoas físicas, dos encargos patronais e dos encargos tributários no âmbito do Poder Executivo Estadual. Por isso lançamos o Manual em maio e agora estamos capacitando os servidores, ouvindo suas dificuldades para adequar esses processos de despesar e ter maior eficiência no controle dos gastos com pessoal”, explicou.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar